Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de julho de 2011

HISTÓRIA DOS COMITÊS DE BACIAS NO RIO GRANDE DO NORTE


Em outubro de 2009 foi criada a Comissão Pró-Comitê do Rio Ceará-Mirim que atende 16 municípios. Desde então, foram Realizadas oito reuniões onde se estabeleceu um cronograma de atividades para encaminhamento ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CONERH, da solicitação de criação do referido Comitê. Em julho de 2010 foi decretada a instituição do comitê e, em seguida, iniciou-se o processo eleitoral para escolha dos seus Membros. Em Setembro de 2010 foi concluído o Processo de instalação do Comitê Com a posse dos 40 Membros na Cidade de Ceará-Mirim.

O próximo passo é a eleição da diretoria. O Rio Ceará-Mirim nasce no município de Lajes, nos arredores de Santa Rosa e dirigi-se para o mar, onde atravessa os municípios de Pedra Preta, Baixa Verde, Taipu e Ceará-Mirim. Ele é a quinta maior bacia do RN com 2.635 km², o que equivale a 4,9% da área do estado.

O rio percorre ainda os municípios de João Câmara e Poço Branco, e deságua na localidade de Barra do Rio. No município de Poço Branco o rio Ceará-Mirim é represado, formando a barragem Engenheiro José Batista do Rego Pereira, que possui uma capacidade de armazenamento de água de cento e trinta e seis milhões de metros cúbicos. O Rio Ceará-Mirim também banha o vale do Rio Ceará-Mirim, localicalidade com solo de boa fertilidade e capacidade produtiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário