Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Nova diretoria do CBH Ceará-Mirim é oficialmente empossada durante 4ª reunião ordinária do colegiado

Tomaram posse nesta quinta-feira (20/12/2023), os recém-eleitos membros do colegiado e a nova diretoria do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Ceará Mirim (CBH Ceará-Mirim).

A posse ocorreu durante a 4ª Reunião Ordinária, realizada na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH). A diretoria do Comitê assume para o biênio 2023-2025, e demais conselheiros também eleitos durante as plenárias setoriais ocorridas nos dias 29 e 30 de novembro, além do dia 1º de dezembro, poderão permanecer no Comitê até 2027. 


A pauta incluiu a discussão e aprovação da ata da reunião anterior, assim como a apresentação dos relatórios de atividades e a prestação de contas dos Procomitês. Conforme a convocatória da reunião, foram abordados temas relacionados ao planejamento com foco em 2024, além do estabelecimento do calendário de sessões ordinárias para o ano subsequente.

A reunião foi bastante concorrida com a participação do secretário da SEMARH, Paulo Varella, do presidente do IGARN, Paulo Sidney, e diretor técnico do órgão, Procópio Lucena. A realização da posse e a conclusão do processo eleitoral marcam um importante passo para a continuidade dos trabalhos do CBH Ceará-Mirim, reforçando o compromisso com a gestão sustentável dos recursos hídricos na região. 


Assim, a nova diretoria do CBH Ceará-Mirim conta agora com a seguinte composição: Ceres Virginia da Costa Dantas, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/RN), como presidente do CBH Ceará-Mirim; Francisco Rogério Félix da Costa, da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), como vice-presidente e a secretária do Comitê continuará a cargo do IGARN, sob a responsabilidade dos coordenadores de gestão: Lázaro Germano da Silva e Belkice Karenine Soares das Neves. Se despede da diretoria do Comitê a Sra. Maria Wagna de Araújo Dantas, da Fundação de Apoio ao RN (Funcern) e Herbert Pinto Dantas, usuário da bacia.

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Comitê de Bacia Hidrográfica do Ceará Mirim realiza posse de novos membros em sua 4ª Reunião Ordinária

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Ceará Mirim (CBH Ceará-Mirim), realiza nesta quarta-feira (20), a sua 4ª Reunião Ordinária. O encontro, que acontece na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), tem horário de início previsto para às 8h30. O encontro marca a posse dos novos membros do CBH Ceará-Mirim para o biênio 2023-2025, eleitos durante as plenárias setoriais realizadas nos dias 29 e 30 de novembro, além do dia 1º de dezembro. Está prevista também a eleição da nova diretoria.

O desta quarta debaterá a ata da reunião anterior, bem como sua aprovação. Estão previstas também as apresentações dos relatórios de atividades e a prestação de contas dos procomitês. Ainda conforme a convocatória da reunião, estão previstas ainda discussões sobre o planejamento com foco em 2024, bem como o calendário de sessões ordinárias para o ano subsequente.

Serviço
4ª Reunião Ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Ceará-Mirim

Local: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) - R. Dona Maria Câmara, 1884 - Capim Macio, Natal - RN, CEP: 59082-430
Horário: 8h30


sábado, 2 de dezembro de 2023

Plenárias Setoriais do CBH do Rio Ceará-Mirim definem novos membros do comitê

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Ceará-Mirim (CBH Ceará-Mirim), consolidou nesta sexta-feira (1º), os nomes dos novos membros do órgão, responsável pelo acompanhamento das políticas de gestão de águas na região da bacia em questão. Os novos membros foram apontados durante a realização de três sessões plenárias setoriais, realizadas nos munícipios de Lajes, Poço Branco e Natal, respectivamente.


As plenárias tiveram início na última quarta (29), em Lajes. Lá, tomaram posse os seguintes membros, que representam os usuários da bacia do CBH Ceará-Mirim: Jurandyr Fonseca da Cunha Tahim (Irrigação e Uso Agropecuário), Herbert Pinto Dantas (Irrigação e Uso Agropecuário), Francisco Rogério Felix da Rocha (Abastecimento Urbano e Efluentes Urbanos), Tennyson de Queiroz Bacurau (Aquicultura) e Maria Lucimar Roque Costa (Irrigação e Uso Agropecuário). Outras três vagas de suplência permanecem em aberto.

A segunda plenária, realizada em Poço Branco, definiu as prefeituras que terão assento no comitê. As vagas foram definidas da seguinte maneira: Prefeitura Municipal de Lajes (Titular), Prefeitura Municipal de Pedra Preta (Suplente), Prefeitura Municipal de Poço Branco (Titular), Prefeitura Municipal de Jardim de Angicos (Suplente), Prefeitura Municipal de Ceará Mirim (Titular) e Prefeitura Municipal de Extremos (Titular). Duas vagas ficaram abertas para suplência. Na terceira e última plenária, em Natal, realizada na sede da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), foram definidos os membros da sociedade civil. Assim, foram definidos os seguintes componentes:

  • Maria Wagna de Araújo Dantas  - Fundação de Apoio A Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN- (FUNCERN), (Organização não governamentais com objetivos de defesa de interesses difusos e coletivos da sociedade).
  • Eugênio Ribeiro Silva - Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnológica do RN (IFRN– Campus Lajes), (Organizações técnicas de ensino e pesquisa com interesse na área de recursos hídricos).
  • Ceres Virginia da Costa Dantas - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiente – ABES/RN, (Organização não governamentais com objetivos de defesa de interesses difusos e coletivos da sociedade).
  • Shirliey da Silva Medeiros - Sindicato dos Trabalhadores Rurais agricultores e agricultoras familiares de Lajes – RN, (Organização não governamentais com objetivos de defesa de interesses difusos e coletivos da sociedade).
  • Pedro Antônio Venâncio Santos de Souza - Cooperativa Agropecuária de Poço Branco – Coopbranco, (Organização não governamentais com objetivos de defesa de interesses difusos e coletivos da sociedade).
  • Marilson Donizetti Silvino - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do RN - IFRN, João Câmara/RN, (Organização não governamentais com objetivos de defesa de interesses difusos e coletivos da sociedade).

Foi definido ainda que o IFRN de João Câmara ocupará a suplência referente ao IFRN do município de Lajes.

O grupo de trabalho, com os novos membros definidos, já começa a atuar ao longo da próxima semana.