Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Semarh inaugura mais um dessalinizador através do Programa Água Doce


A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), através Programa Água Doce (PAD), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), entregou mais um sistema de dessalinização, no âmbito do Programa Água para Todos, no contexto do Plano Brasil sem Miséria.

A inauguração aconteceu na manhã do último sábado (08), às 10h, no assentamento Patativa do Assaré, no município de Riachuelo e contou com a presença do Coordenador Nacional do Programa Água Doce, Renato Saraiva Ferreira, do Secretário de Estado da SEMARH, Mairton França, da Prefeita da cidade, Mara Lourdes e representantes da comunidade beneficiada.

O sistema de dessalinização inaugurado atenderá à 33 famílias residentes da comunidade. O benefício é resultado de um convênio, no valor de R$ 19,9 milhões, firmado entre os governos federal e estadual, que tem como meta a implantação, recuperação e gestão de 153 sistemas de dessalinização, no Estado. “É muito gratificante ver essas pessoas que já sofreram tanto com a escassez de água, agora contarem de forma permanente e segura com a água potável que o sistema oferece”, afirma Renato Ferreira.

Para Mairton, os dessalinizadores são alternativas que estruturam as comunidades do semiárido na convivência com a estiagem e no acesso à água de qualidade para o consumo humano. “Estamos investindo na implantação desses sistemas, como forma de amenizar os efeitos da seca. Até o final do primeiro semestre de 2016, entregaremos, pelo PAD, 68 sistemas, em 31 municípios, sendo 37 assentamentos de reforma agrária” frisou Mairton.

De acordo com Ieda Cortez, coordenadora do PAD/RN e secretária adjunta da Semarh, a comunidade Patativa do Assaré II tem poucas alternativas de acesso à água para consumo e esse dessalinizador é uma demanda antiga da comunidade. “É uma satisfação enorme atender esse assentamento que já lutava há alguns anos por esse dessalinizador” disse Ieda.

Os equipamentos instalados pelo PAD atendem aos municípios, de acordo com o critério adotado pelo MMA que é o Índice de Condições de Acesso à Água (ICCA). Este índice leva em consideração os seguintes fatores: pluviometria, intensidade de pobreza, taxa de mortalidade infantil e o índice de desenvolvimento Humano (IDH).

PROGRAMA ÁGUA DOCE

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil.

O objetivo do Programa é o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização, atendendo prioritariamente as populações de baixa renda em comunidades difusas do semiárido.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Ulyana Lima - (84) 8841-2890/3232-2445
Assessora de Imprensa da SEMARH
E-mail: imprensa-semarh@rn.gov.br
Instagram:@semarhrn
Twitter: @semarh

Nenhum comentário:

Postar um comentário