Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

REUNIÃO DA CÂMARA TÉCNICA


A câmara técnica do CBH Ceará-Mirim vem se reunindo visando o planejamento de atividades que serão desenvolvidas no de 2020. O Planejamento envolve atividades de edução ambiental, definição das próximas quatro reuniões ordinárias, plano de comunicação, plano de capacitação dos membros do comitê entre outras que ocorrerão no próximo ano.


Foto 1 - Membros da Câmara Técnica reunidos.



CBH CEARÁ-MIRIM

Nas últimas semanas a diretoria do Comitê Do Rio Ceará-Mirim esteve participando de reuniões direcionadas ao tema recursos hídricos.

No dia 14 de novembro de 2019, a diretoria do CBH Ceará-Mirim, representada pela atual presidente, Wagna Dantas, participou com os demais representantes de comitês do Estado de uma reunião com o Senador Jean Paul Prates para tratar sobre as demandas dos comitês e gestão de recursos hídricos.

Na mesma semana a diretoria do comitê se reuniu com o profº Alexandre Rocha, geólogo, e alunos do IFRN, campus Natal Central, para discutir a produção de estudos direcionados para bacia do rio Ceará-Mirim.

Entre os dias 27 de 29, Wagna Dantas representando a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES e o CBH Ceará-Mirim participou do Encontro Nacional do Programa Água Doce - PAD, realizado em Natal/RN.

Na mesma semana, no dia 29 de novembro, o IGARN reuniu-se com a diretoria do comitê e com o membro do colegiado, Herbert Dantas, que coordena a Comissão de Alocação de Água da barragem de Poço Branco/RN, onde na oportunidade foi discutido com o presidente do IGARN, Auricélio Costa, a necessidade do dessaroeamento do rio Ceará Mirim no trecho de Poço Branco a Taipú.

Na quarta-feira, 04 de dezembro de 2019, o comitê por meio da presidente em exercício e membros do colegiado do comitê participaram do evento da Frente Parlamentar das Águas nas Assembleia Legislativa do RN.

Conforme a presidente, o posicionamento do Comitê é que tem contribuido e continuará contribuindo com o sistema de gestão de recurso hídricos no Estado, no entanto, se faz necessário a cobrança pelo usos água bruta, visando viabilizar o plano da bacia e a outorga dos seus usuários, instrumentos necessários a sustentabilidade ambiental da bacia.








quinta-feira, 14 de novembro de 2019

VISITA TÉCNICA NO RIO CEARÁ-MIRIM

Na manhã do dia 13 de novembro de 2019 o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ceará-Mirim, por meio da atual presidente do CBH Ceará-Mirim, Wagna Dantas, e com o apoio técnico da SEMARH realizaram uma visita técnica à rio Ceará-Mirim no trecho entre os municípios de Ceará-Mirim/RN e Extremoz/RN próxima da localidade Vila de Fátima.

A visita técnica teve como objetivo diagnosticar a situação do leito do rio após solicitação de um membro do colegiado. A equipe está realizando um relatório com mapas da área com o intuito de apresentar ao colegiado na próxima reunião ordinária para que seja realizado os devidos encaminhamentos sobre a situação do rio.


FOTOS DA VISITA TÉCNICA











PARTICIPAÇÃO DO CBH CEARÁ-MIRIM NA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONERH



O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ceará-Mirim, por meio da representante no colegiado, Maria Lucimar Lopes, participou da 16ª Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos - CONERH no dia 12 de novembro de 2019.

A atual presidente do CBH Ceará-Mirim, Wagna Dantas, participou da reunião em substituição ao presidente Rodrigo Guimarães, representando o Comitê Rio Apodi-Mossoró do qual também é conselheira.

Na ocasião, o colegiado indicou o representante do CONERH que irá representar o Estado do Rio Grande do Norte no Conselho Nacional de Recurso Hídricos - CNRH.

Além da indicação de representação no CNRH, ocorreu a apresentação da certificação do alcance de metas referente ao Programa de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas - Procomitês.


FOTOS DA REUNIÃO





terça-feira, 4 de junho de 2019

CONVOCAÇÃO DA 2ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2019 DO CBH CEARÁ-MIRIM


SEMANA DE MEIO AMBIENTE

O comitê foi recepcionado pelo Diretor-Geral, técnicos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus João Câmara/RN, nesta terça-feira, 04 de junho de 2019. 

O comitê esteve acompanhando da SEMARH, representado por Lyana e Ruan, que dão apoio ao funcionamento dos comitês do Estado.

A presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ceará-Mirim, Maria Lucimar, realizou uma palestra voltada para educação e conservação ambiental. A principal finalidade da palestra foi demonstrar que a gestão de recurso hídricos não ocorre sem a participação dos comitês, enfatizou a necessidade da cobrança de água no Rio Grande do Norte, exemplificou quais são os instrumentos de gestão de recursos hídricos associando a participação desse comitê na bacia e sobre a participação social na composição do comitê.

Além disso, foi explicado aos alunos que o comitê é um colegiado com caráter deliberativo e consultivo exemplificando através das ações realizadas pelo colegiado como a situação das comportas de maré na comunidade de Estivas, Extremoz/RN, e a gestão da barragem em Poço Branco/RN.

A presidente agradeceu ao diretor geral do campus, Matheus Augusto, aos técnicos, os novos representantes do comitê, representando o IFRN campus João Câmara,  Nicholas e Mariana, aos alunos e demais que compareceram.

Fotografia 01 - Registro da formação da mesa e fala do Diretor-Geral.

Fotografia 02 - Apresentação da presidente.


BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CEARÁ-MIRIM

A bacia hidrográfica do rio Ceará-Mirim encontra-se inserida na região do semiárido e no vale do Ceará-Mirim. No registro a seguir pode-se visualizar um registro de cheia do rio Ceará-Mirim gravado da ponte, João Câmara-Bento Fernandes, no dia 19 de abril de 2019.


                                                            Fonte: Edinaldo, 2019.