Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

No dia 17 de junho comemoramos o Dia Mundial de Combate à desertificação e à Seca, data escolhida pela Assembléia-Geral da ONU em 1994. Foi nessa data também, que a Convenção sobre a Luta contra a Desertificação foi aprovada. Por esses e por outros motivos, essa é a data oportuna para promovermos a sensibilização da opinião publica sobre a necessidade de fomentar a cooperação internacional no combate à desertificação e aos efeitos da seca.

Desertificação é a perda da capacidade de renovação biológica das zonas áridas, semiáridas e subúmidas. Este é um dos processos que mais seriamente ameaçam a humanidade, caracterizando um problema mundial que atinge, pelo menos, um quinto da população do planeta ao longo de mais de cem paises, causando imensas repercussões.

Atendendo convite do Comitê do Rio Piancó-piranhas-Açu, membros deste Colegiado, participou na cidade de Caicó/RN do Seminário para promover a sensibilização pública relativa à cooperação no combate à desertificação e os efeitos da seca. O Seminário “Dia Mundial de Luta Contra a Desertificação” reuniu aproximadamente 300 participantes. E teve como promoção a Agência de Desenvolvimento do Seridó (ADESE), o Departamento de Combate à Desertificação, do Ministério do Meio Ambiente, o Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu, e a Diocese de Caicó em parceria com o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC).







Nenhum comentário:

Postar um comentário