Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Governo do Estado Promove Semana do Meio Ambiente

Assecom Idema

O Governo do Estado por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, preparou uma ampla programação para comemorar a Semana do Meio Ambiente. De 01 à 10 de junho, o Idema promove e participa de diversas atividades no Parque das Dunas, nas Áreas de Proteção Ambiental e municípios no interior do Rio Grande do Norte para fortalecer a conscientização da sociedade no que diz respeito ao meio ambiente. Atrações culturais, palestras, oficinas de reciclagem, exposições, fazem parte dessa programação. O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 05 de junho.

Em Mossoró:

Nesta quarta-feira (01), o Idema participa de palestras e debates em Mossoró, em evento promovido pela 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró e CAOP-MA. Até sexta-feira (3), o Idema realiza atividades como exibição de filmes no miniauditório do MEP com temática ambiental, além de palestras sobre Problemas Ambientais e também sobre Licenciamento ambiental de postos de combustíveis.
Em paralelo, educadores ambientais iniciam nesta quarta-feira, atividades no Ecoposto da Área de Proteção Ambiental de Jenipabu (APAJ) com aulas expositivas no Ecoposto da APA, para alunos e professores, além de realização de trilhas.

Em Canguaretama:

No município de Canguaretama, o Idema realiza a palestra “Preservação do Meio Ambiente”, na abertura oficial da Semana do Meio Ambiente do Município de Canguaretama e segue até o sábado (05), promovendo caminhadas, mutirão de limpeza e pit stop Ambiental, conjuntamente à equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Canguaretama e do grupo de educação ambiental da APA Piquiri-Una.

Parque das Dunas:

A programação do Parque das Dunas tem início nesta quinta-feira (02), a partir das 9h30, com abertura oficial da Semana e segue até o domingo (05). Durante os quatro dias, o Parque preparou para seus visitantes, exposições, oficinas de arte, produção e plantio de mudas, trilhas, peça teatral, tenda da ciência, diversas brincadeiras com temática ambiental, além de debates, como “Um Papo Sincero – Conhecendo as Unidades de Conservação”, que contará com a participação da Gestora do Parque das Dunas, Mary Soragi, e o Coordenador do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação do Idema, Pedro Leitão. A Feirinha Orgânica que acontece toda terça-feira, também funcionará aos sábados, a partir desta semana, no dia (04), iniciando às 6h30. Além dessas, permanece a realização dos dois projetos que encantam os potiguares aos domingos. O Bosque Encena receberá o espetáculo “Um sonho de Rabeca no Reino da Bicharada”, às 10h, no anfiteatro Pau-brasil. E às 16h30, quem garante a animação do público é a Orquestra Experimental da IFPB, no palco do Som da Mata.

Via Costeira:

No domingo (05), o Idema participará do projeto “CIDADE VIVA” que ocorre aos domingos com interdição parcial da Via Costeira, das 14h às 20h. Haverá um Stand do Idema com brinquedos ecológicos, distribuição de barrinhas de sabão ecológico, lanches saudáveis e a Feirinha Orgânica.
Projeto “Meu município Meu Ambiente” em Guamaré
O projeto “Meu município Meu Ambiente” desembarca no município de Guamaré, na próxima terça-feira (07). O projeto realiza atividades com temática ambiental junto a gestores municipais, alunos e professores da localidade, visando um planejamento de educação ambiental do município e a formação de agentes multiplicadores. O “Meu Município Meu Ambiente” permanecerá em Guamaré até quinta-feira (09), promovendo minicurso em educação ambiental para professores, oficina de reaproveitamento de resíduos sólidos, oficina itinerante de brinquedos ecológicos nas escolas, palestra de resgate da etnobotânica, além de oficina de sabão e exibição de filmes com temática ambiental. As atividades do projeto em Guamaré se encerram na manhã da quinta-feira (09), com um mutirão de limpeza no Rio Aratuá.
Dando continuidade à programação da Semana do Meio Ambiente, o Idema estará presente na praia de Maracajaú, de 06 à 10, realizando aula expositiva no Ecoposto da Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais e palestra sobre Turismo em Unidades de Conservação. O Instituto também participará do I Encontro de Meio Ambiente e Sustentabilidade do RN, nos dias 08 e 09, no campus da UERN/ZN, e promoverá debate na Escola de Governo sobre o tema “O Nitrato nas Águas de Abastecimento e os Riscos à Saúde Humana”, no dia 10 de junho.

Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de Junho)

A data foi definida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, para marcar o início da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano. Representantes de 113 países, de 250 ONGs e organismos da Organização das Nações Unidas (ONU) participaram do evento. Desse encontro, surgiu ainda a \"Declaração sobre o Ambiente Humano\", também conhecida como \"Declaração de Estocolmo\", e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

A programação completa está disponível no nosso mural informativo e logo mais no nosso site!