Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Lajes e Taipu sediam encontro sobre o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Ceará-Mirim

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS HÍDRICOS



RELEASE
Natal (RN), 27 de Janeiro de 2015

 Lajes e Taipu sediam encontro sobre o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Ceará-Mirim

O Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) realiza, amanhã (28) e quinta-feira (29), às 9hs, nos municípios de Lajes e Taipu, respectivamente, os Encontros Regionais de mobilização para renovação dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Ceará- Mirim (CBH Ceará-Mirim).

Esses encontros têm o objetivo de informar à sociedade dos 19 municípios que compõe a bacia, sobre a importância do Comitê, quem pode participar do colegiado e como se dará o processo de escolha dos membros.

“É muito importante que a população não só tome conhecimento das ações do comitê como também participe das decisões que vão interferir na gestão dos recursos hídricos dessa bacia” frisou o Secretário da Semarh, Mairton França.

O evento em Lajes acontecerá na Centro Pastoral, vizinho a Igreja Matriz e em Taipu na Centro Pastoral, próximo à Secretaria de Saúde.

Em dezembro de 2014, O comitê publicou, no Diário Oficial, o edital de convocação de 20 novos membros e disponibiliza as informações através do seu blog: www.cbhriocearamirim.blogspot.com.br. As inscrições estão abertas até o próximo dia 03 de março.

O edital convida a sociedade civil, o poder público e os usuários de água para participarem da habilitação ao processo eleitoral para a renovação de seus membros. De acordo com Marcelo Leal, Assistente Social da Semarh e secretário executivo do comitê, o membro eleito garante participação e voto nas atividades desenvolvidas pelo colegiado.

Estão disponibilizadas 08 vagas para os usuários dos recursos hídricos do rio Ceará-Mirim, 07 vagas poder público municipal, estadual e federal e 05 vagas para a sociedade civil. As plenárias de eleição ocorrerão nos dias 24, 25 e 26 de março e a posse dos novos integrantes será no dia 31 de março.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição com nome, endereço e devem encaminhar os documentos para a sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), no seguinte endereço: Rua Dona Maria Câmara, 1884, Capim Macio, Natal, RN – CEP: 59.082-430. Telefone para contato (84) 3232-2453.

As informações reguladoras deste processo encontram-se na Deliberação nº 05/2014 da Diretoria do Comitê à disposição dos interessados nas seguintes páginas eletrônicas: www.semarh.rn.gov.br e www.cbhriocearamirim.blogspot.com.br.

O que é uma Bacia Hidrográfica?
Consiste na área de drenagem que capta e transporta as águas das chuvas para um determinado corpo hídrico, desde um riacho ou pequeno açude, até as bacias dos grandes rios.

O que é um Comitê de Bacia?
É um órgão colegiado responsável por tomada de decisões e estabelecimento de normas. O comitê tem caráter consultivo e emite pareceres. É composto pelo poder público federal, estadual, municipal, usuários de água e sociedade civil com o objetivo principal de gerenciar águas na bacia onde atua.
  

FONTE: INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Ulyana Lima - (84) 8841-2890/8124-9885
Assessora de Imprensa da SEMARH
(84) 3232-2426/3232-2424
Twitter: @semarh

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

CONVITE - Encontros Regionais nas cidades de Lages e Taipu

CONVITE

Prezado(a) Senhor(a),

No âmbito da Política Nacional de Recursos Hídricos a gestão deve acontecer de forma descentralizada e participativa envolvendo os setores dos usuários de águas, entidades civis e poder público visando à sustentabilidade socioambiental.
Considerando a importância da Bacia Hidrográfica do Rio Ceará-Mirim para o Estado do Rio Grande do Norte, foi criado o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ceará-Mirim, através de Decreto Governamental nº 21.779 de 07 de julho de 2010 e instalado em 29/09/2010.
Esta bacia contempla estando 19 municípios do Estado do Rio Grande do Norte e está inserida parte na região semiárida e parte na região litoral.
O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Ceará-Mirim encontra-se em processo de renovação dos seus membros, sendo previsto dois Encontros Regionais nas cidades de Lages e Taipu, no qual serão apresentados a população o papel e a importância do comitê para a gestão dos recursos hídricos na bacia, assim como as regras do processo eleitoral para seleção dos novos membros.
Neste sentido, a Diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ceará-Mirim têm a honra de convidá-lo para participarem dos referidos eventos, conforme quadro abaixo.

DATA
CIDADE
HORÁRIO
LOCAL
28/01/2015
Lajes/RN
9:00hs
Centro Pastoral, S/N – Centro.
Visinho a Igreja Matriz.
29/01/2015
Taipu/RN
9:00hs
Centro Pastoral, S/N – Centro.
Próximo a Secretaria de Saúde.

Certos de contarmos com a sua presença, subscrevemo-nos.

Atenciosamente,

Maria Lucimar Lopes Roque Costa
Presidente do CBH Ceará-Mirim



OBS.: Maiores informações entrar em contato com Marcelo Leal ou Márcia Egina na Secretaria Executiva deste comitê através dos contatos: (84) 3232-2453 / 9965-8683 e email: cbhdoriocearamirim@gmail.com